terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A arte da leitura

“O essencial é invisível aos olhos.”

Foi pensando nessa frase e em tantas outras sutis mas ao mesmo tempo tão profundas que me apaixonei por esse livro. 
Lembro-me que quando era pequena minha mãe sempre me contava alguns trechos do livro, uma vez ela chegou a lê-lo para mim; mas o verdadeiro significado de tão belas palavras contidas nele foram me fascinar realmente, depois de grande quando eu já enxergava a vida com a "malícia" que os adultos infelizmente enxergam.

Apresento-lhes uma das mais belas obras da literatura. São os sentimentos inocentes de uma criança, que nos mostra de uma maneira diferente a vida, que é bela e cheia de surpresas, mas que com os anos vividos perdemos a capacidade de enxergar.
Um Livro para crianças, sem dúvida, as crianças o acolherão de braços abertos, porque elas são capazes de compreender tudo, mesmo os livros para gente grande. Pois temos a certeza de que se trata de um livro – e urgentíssimo! para adultos.


Le Petit Prince, conhecido como  O Pequeno Príncipe, no Brasil, é um romance de Antoine de Saint-Exupéry (autor, jornalista e piloto )publicado em 1943 nos Estados Unidos. A princípio, aparentando ser um livro para crianças, tem um grande teor profundo, escrito de forma enigmática e metafórica. Um livro poético e filosófico. É o livro francês mais vendido no mundo, cerca de 80 milhões de exemplares, e entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro o peregrino) mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 línguas ou dialetos, incluindo o aranês, oamazigh e o xhosa, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul.





“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

Se antes eu já concordava totalmente com essa frase, agora depois do e-mail que recebi esses dias sou apaixonada por ela.


No e-mail foi feita uma transcrição da conversa do Pequeno Príncipe com a Raposa e a ênfase que foi dada é em cima da palavra CATIVAR  " Mas se tu me cativas... nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo, e eu serei para ti a única no mundo... "

"Amizade é feita de pedacinhos, pedacinhos de tempo que vivemos com cada pessoa. 
Não importa a quantidade de tempo que passamos, mas a qualidade do tempo que vivemos com cada uma.", e por ai vai.. enfim como ADORO O Pequeno Príncipe e gosto muito de conhecer novas pessoas (afinal seres humanos são fascinantes, e poder conhecer gente que acrescenta algo na sua vida é maravilhoso) essa é uma frase que gosto muito.

Vou ficando mais uma vez por aqui e fica a primeira dica de um livro ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário